Conhecer melhor o sistema LSF
Conhecer melhor o sistema LSF
Nas páginas do nosso site queremos dar-lhe a conhecer este sistema construtivo em maiores pormenores. Sugerimos-lhe a consulta dos seguintes artigos:
Para definir os antecedentes históricos do Light Steel Framing temos que remontar aos Estados Unidos, no Século XIX. Naqueles anos, a população do país multiplicou-se por dez sendo necessário recorrer aos materiais disponíveis localmente e a métodos práticos e céleres que permitissem aumentar a produtividade na construção de novas habitações. Este tipo de sistema construtivo com estrutura em madeira é usualmente designado por wood framing. A madeira, passou a ser utilizada então como principal elemento estrutural dos edifícios residenciais e assim permaneceu até hoje.
Saiba mais sobre a origem do wood framing:
Ao terminar a Segunda Guerra Mundial, o aço era um recurso abundante e as empresas metalúrgicas haviam obtido grande experiência na utilização do metal devido ao esforço da guerra. Primeiro usado nas divisórias dos grandes edifícios com estrutura em ferro, o aço leve moldado a frio passou a ser usado em divisórias de edifícios de habitação e acreditava-se que poderia substituir a inteira estrutura de madeira nas moradias.
As aplicações de aço enformado a frio são encontradas tão cedo quanto a década de 1850, tanto nos Estados Unidos como na Grã-Bretanha. No entanto, a legislação norte americana aplicável ao LSF só começou a dar os primeiros passos na década de 40, no Século XX. Um outro grande impulso foi dado nos anos 80 quando diversas florestas mais antigas foram vedadas à indústria madeireira. Isto levou ao declínio da qualidade da madeira empregue na construção e a grandes flutuações no preço desta matéria prima. Em 1991, a madeira usada na construção subiu 80% em quatro meses o que levou muitos construtores a passar a usar o aço imediatamente.
Após este início explosivo mas pouco estruturado, criaram-se associações de técnicos e construtores e o LSF passou a ser encarado profissionalmente. Hoje é incomparavelmente mais fácil trabalhar o aço leve do que há apenas quinze anos atrás. O sistema está em franco desenvolvimento e é largamente empregue na construção de edifícios nos países mais desenvolvidos, como os EUA, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, norte da Europa, e África do Sul. Muitos países passaram a usar as estruturas metálicasmesmo aqueles com pouca tradição nesta área. Um deles foi o Brasil. Poderá ler algo sobre a evolução do LSF neste gigante sul americano, clicando aqui.
Em Portugal
O mesmo se pode dizer do mercado no nosso país. Com o aumento da consciência do público em relação à fraca qualidade de execução de construções em alvenaria, é de esperar uma contínua procura de alternativas. Desde o início titubeante do LSF em Portugal por volta de 1993, a procura por casas com estrutura em aço tem sido constante. Nem sequer os fracassos e erros cometidos pelos pioneiros nesta área impediram o sucesso do LSF. Com a maior divulgação também virá um melhor conhecimento por parte do público e, sem dúvida, far-se-á uma selecção natural eliminando-se aqueles construtores que não demonstram competência ou usam métodos pouco éticos. Só os mais bem preparados sobreviverão, para bem da indústria e dos consumidores.
Resumo de alguns benefícios principais de construir com aço
Existem muitas razões pelas quais as estruturas em aço galvanizado podem ser colocadas entre a vanguarda da construção civil. O aço é um superior material de construção, com muitos benefícios tanto para o construtor como para o consumidor. Muitas vezes, agrega as vantagens das estruturas em madeira e também as da alvenaria. Alguns desses argumentos são desenvolvidos no artigo:
Apresentamos abaixo um resumo desses principais benefícios, quando comparado com as estruturas em madeira ou com a alvenaria e, em alguns casos, a ambos esses sistemas:
Benefícios gerais do empregar o aço nas estruturas
- Material com melhor relação custo/benefício em construções de altura média.
- Melhor relação resistência/peso próprio do que qualquer outro material estrutural.
- Prazo de construção mais curto e menos imprevisível.
- Material proveniente de reciclagem (68% do aço usado na construção nos EUA é reciclado).
- Material 100% reciclável
- Incombustível - não arde nem contribui para a propagação de um incêndio.
- Inorgânico - não apodrece nem empena ou racha.
- Consistência - não possui zonas ocas ou veios mais frágeis, nem depende de relações água/cimento/brita/areia nem de mistura ou boa secagem.
- Quimicamente estável - não tem produtos químicos corrosivos nem humidade interna que pode corroer ou degradar os conectores.
- Dimensionalmente estável - não expande nem contrai com a variação da humidade.
- Qualidade consistente - produzido em estrita conformidade com normas estabelecidas internacionalmente sendo fácil de ser analisado e inspeccionado após construção.
Benefícios para o construtor
- Mais leve do que qualquer outro material estrutural.
- Incombustível.
- Não depende de cofragens nem de tempos de cura.
- Mais rápido de erigir do que qualquer outra estrutura.
- Não necessita de abertura de roços.
- Poupa tempo de trabalho na montagem prévia em fábrica ou armazém.
- Maior rigor no aprumo, nivelamento e esquadrias das superfícies.
- Portas e janelas não correm riscos de mau funcionamento devido ao empeno de ombreiras ou cabeceiras.
- Menos desperdícios e resíduos (2% para o aço contra 20% para a madeira).
- Estabilidade dos preços - variações de preços são extremamente raros.
- O consumidor tende a considerar uma casa em aço como sendo de qualidade superior.
Benefícios para o consumidor
Existem muitas razões pelas quais os proprietários estão a preferir as estruturas em aço:
- Melhores resultados devido a estruturas mais seguras.
- Menos manutenção e um envelhecimento mais lento da estrutura.
- Segurança contra incêndios.
- Não é vulnerável a térmitas ou outros insectos.
- Não é vulnerável a nenhum tipo de fungos ou organismos, incluindo mofo ou bolores.
- Menor probabilidade de problemas nos alicerces - menos peso resulta em menos movimentos.
- Menos probabilidade de danos durante um terramoto.
- Conexões mais eficientes através de parafusos e não de pregos.
- Estrutura mais leve mas com conexões mais fortes resulta em menos cargas sísmicas sobre o edifício.
- Menos probabilidade de danos devido ao efeito de fortes ventos.
Limitações das estruturas ligeiras em aço
Depois de conhecerem as vantagens e aplicações do LSF, é provável que alguns dos nossos visitantes se perguntem sobre eventuais limitações desde tipo de estruturas. Algumas são analisadas no seguinte artigo:
- Ver artigo: Limitações do LSF
https://www.youtube.com/watch?v=9EWnd3mBTSk
Comentários
Enviar um comentário